Celebração dos 40 anos de restauro da imagem de Aparecida terá peregrinação na Dutra

Para celebrar os 40 anos do retorno da peça restaurada à Basílica, após ter sido quebrada em 200 pedaços, a imagem da Padroeira do Brasil será levada em uma peregrinação semelhante a que ocorreu há duas décadas. O trajeto São Paulo/Aparecida será feito em agosto.

A realização foi anunciada na Assembleia Geral da CNBB, que ocorre desde a última quarta (11) no Santuário Nacional. Outras atividades estão previstas a partir de maio como parte das festividades de ‘Celebração da Restauração’.

Em agosto o ataque de um jovem de 19 anos a imagem fará 40 anos. Ele conseguiu retirar a santa do altar da basílica velha e, ao fugir, derrubou e quebrou a imagem. O jovem Rogério Marcos de Oliveira, de 19 anos, foi detido e tratado como doente mental.

Leia também:
Consagração a Nossa Senhora Aparecida volta a ser celebrada na Basílica Velha
Dez mil quilos de doce são distribuídos na tradicional Festa de São Benedito em Aparecida

A motivação de percorrer novamente o percurso com a imagem de Aparecida pela Dutra vai além do religião. O objetivo da organização é debater assuntos sociais de interesse dos cristãos. Até o dia do percurso, a igreja vai fazer reuniões para falar sobre a restauração da família, da sociedade, do emprego e da educação.

A peregrinação será no dia 19 com saída da Igreja da Sé, em São Paulo. De acordo com a programação, será celebrada uma missa às 7h e os peregrinos devem sair em caminhada até Aparecida pela via Dutra, a partir das 9h. Às 15h uma missa será celebrada no Santuário Nacional para recepcionar os devotos.

Na última vez em que o trajeto foi feito, ele partiu do Masp, em São Paulo, onde a imagem foi restaurada. Milhares de fiéis acompanharam o percurso e lotaram as margens da rodovia. Uma multidão emocionada se aglomerava nas passarelas e canteiros do corredor – que liga as capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

A igreja informou que acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária para apoiar a ação.

Fonte: G1 | Adaptado por Redação

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Consagração a Nossa Senhora Aparecida passa a ser celebrada na Basílica Velha