Aparecida será sede da 56ª Assembleia Geral da CNBB

A Assembleia Geral da CNBB tem este ano como tema “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”, tópico que deve ser debatido por cerca de 485 bispos do Brasil. O encontro acontece de 10 a 20 de abril, em Aparecida/SP. No início de fevereiro, um grupo composto por bispos e peritos decidiu o texto que é enviado aos participantes antes da AG.

Segundo o Bispo auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, o propósito é atualizar as diretrizes que estão em vigor, aprovadas em 2010, na ocasião da 48ª Assembleia Geral da CNBB. “Essa atualização é motivada especialmente pelo magistério do Papa Francisco e pela publicação pela Congregação para o Clero do documento, ‘O dom da vocação presbiteral’, que constitui a chamada Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, explica.

Leia também:
Estátua do cantor Daniel é uma das atrações do Museu de Cera de Aparecida
Confira a programação da 109ª Festa de São Benedito em Aparecida

Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis é um dos documentos considerados pelos bispos e peritos e que dá indicações para a formação de seminaristas e do clero da Igreja. Publicado no dia 8 de dezembro de 2016, o documento renova as orientações de 1985 e explicita às Igrejas locais como realizar a formação dos futuros presbíteros e a necessidade de formação permanente.

Durante o evento, todos os dias às 15h, três bispos são escolhidos pela Assembleia para participarem de uma entrevista coletiva, na sala de imprensa do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho.

Fonte: Canção Nova | Adaptado por Redação

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Aparecida vive expectativa para o início da 109ª Festa de São BeneditoExposição em peças de madeira retrata devoção à Nossa Senhora Aparecida