Exposição em peças de madeira retrata devoção à Nossa Senhora Aparecida

A partir desta semana, o Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, que está localizado no Santuário Nacional, irá receber a exposição “Via 3D” que conta com trabalhos de alto relevo em madeira criados pelos irmãos David e Allan Guglielmoni. A exposição que terá entrada gratuita, traz para o público a expressão da fé e da cultura brasileira.

Inspirada nos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, os irmãos destacam sua devoção à Padroeira do Brasil e também mostram elementos da arquitetura, história e costumes do povo brasileiro. Composta por 29 obras, sendo quadros e esculturas em 3D, os artistas desenvolvem seus desenhos, e através de um computador de modelagem 3D e máquinas para corte na madeira criam as obras para a finalização.

Leia também:
Aparecida será sede da 56ª Assembleia Geral da CNBB
Confira a programação da 109ª Festa de São Benedito

“É uma técnica exclusiva que desenvolvi, que une a tecnologia e a arte ao processo artístico, que é o mais demorado. A tecnologia me auxilia na criação das obras, ela desbasta a madeira para mim, mas a conclusão e os detalhes são feitos manualmente.”, explicou David.

Toda madeira utilizada nos trabalhos provêm de restos de demolição e florestas de manejo sustentável, com documentação aprovada e liberada pelo IBAMA.

Sobre os artistas

David Guglielmoni é um artista autodidata, que iniciou no mundo das artes plásticas, há 15 anos, por meio das joias. Começou a trabalhar com madeira há quatro anos. Também se formou em Ciências Sociais, o que lhe trouxe grande conhecimento sobre arte sacra e barroca, e no trabalho artesanal com madeira.

Também autodidata Allan Guglielmoni começou a se interessar pela arte ainda criança. Usava cartolina para exercitar a criatividade, esculpia personagens em massinha e, com as novas tecnologias disponíveis, começou a estudar vários softwares de modelagem por conta própria. Aliando a técnica artística ao processo tecnológico. Sua inspiração vem da natureza e das culturas regionais.

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Aparecida será sede da 56ª Assembleia Geral da CNBBDez mil quilos de doce são distribuídos na tradicional Festa de São Benedito em Aparecida