Homem pega moedas de fonte do Santuário Nacional e é levado à delegacia em Aparecida

No último sábado (14), um motorista de 46 anos que acompanhava um grupo de romeiros do Paraná, pegou as moedas na fonte do Santuário Nacional. Enquanto esperava os devotos ele foi até a fonte. O local é conhecido como “Fonte dos Desejos”, quem visita a Basílica tem o costume de deixar uma moeda e fazer um pedido.

Segundo a Polícia Civil, o motorista foi visto primeiro pelas câmeras do Santuário Nacional e foi rendido pela equipe de segurança. Com ele, foram apreendidos R$ 10 em moedas de pequeno valor. O dinheiro foi devolvidas à fonte no momento da abordagem.

Leia também: 
Celebração dos 40 anos de restauro da imagem de Aparecida terá peregrinação na Dutra
Consagração a Nossa Senhora Aparecida volta a ser celebrada na Basílica Velha

O homem foi levado à delegacia após ser flagrado pegando as moedas. Segundo a Polícia Civil, ele foi flagrado por seguranças do Santuário e encaminhado à delegacia para denúncia de furto. A polícia, no entanto, liberou o homem por entender que não houve crime. 

No boletim de ocorrência, registrado como não criminal, o delegado argumenta que o furto se caracteriza quando se subtrai algo que tem um dono. No caso das moedas, elas eram deixadas por quem faz o pedido, não sendo caracterizadas como posse do santuário ou doações ao templo.

“Não se trata de uma doação de fiéis, mas uma espécie de superstição, que objetiva, apenas, a obtenção de alguma sorte ou desejo”, diz trecho do documento.

Fonte: G1 | Adaptado por Redação

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Celebração dos 40 anos de restauro da imagem de Aparecida terá peregrinação na Dutra(Foto: PRF/Divulgação)