Conheça o Trem dos Devotos, no Santuário Nacional de Aparecida

O Trem dos Devotos é mais uma opção de lazer para os visitantes do Santuário Nacional de Aparecida

Os devotos têm agora uma nova possibilidade de transporte para percorrerem o Caminho do Rosário. O trenzinho se apresenta como uma opção de retorno para todos que realizarem o Caminho a pé, além de facilitar a visita de idosos e pessoas com deficiência, já que opera nos dois sentidos do trajeto.

“O Trem surgiu com o propósito de auxiliar as visitas ao Caminho do Rosário e ao Porto do Itaguaçu. O intuito é que a pessoa faça o Caminho a pé, meditando os mistérios do terço e depois volte pelo trenzinho. Entretanto, ele também pode ser utilizado em um percurso de ida e volta, já que a obra foi pensada, sobretudo, para as pessoas que possuem dificuldade de locomoção”, destaca o gerente de operações, Fábio Cardoso.

Trata-se de um monotrilho elétrico que vai percorrer um trajeto de 1,4 km, em cerca de 15 minutos. O itinerário passa por 20 cenários que retratam os mistérios do rosário em um total de 128 esculturas. O embarque e desembarque podem ser feito tanto pela estação localizada na Cidade do Romeiro quanto pela estação presente no Porto Itaguaçu.

Inicialmente, o trajeto será feito com duas locomotivas e cinco vagões, atendendo até 60 visitantes por trecho. Todos os veículos são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.

Veja também:
Inaugurado mais um local de oração em Aparecida

A empresa responsável

A implantação do Trem está a cargo da Bontur, que já opera os Bondinhos Aéreos, ligando o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. A operação e a tecnologia utilizadas no novo empreendimento também estão a cargo da empresa.

O sistema é o mesmo ao utilizado no Parque Unipraias, de Balneário Camboriú (SC). Apesar de ser baseado em conceitos internacionais de automação, o empreendimento possui engenharia brasileira, pensada para os devotos da Padroeira. “Em Aparecida ele traz um conceito mais retrô. Baseia-se em uma locomotiva antiga, levando os peregrinos ao Porto Itaguaçú, local onde começa toda a história da devoção à Nossa Senhora Aparecida”, esclarece Cardoso.

O ingresso custa R$10 por trecho. Idosos e crianças pagam meia, mediante apresentação de documento com foto. Inicialmente, o funcionamento acontece de segunda à sexta-feira das 9h às 17h, aos sábados de 8h às 18h, e aos domingos das 8h às 16h.

Veja também:
Basílica de Aparecida terá fachadas revestidas com passagens bíblicas

Com informações de Vale News

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Aparecida (SP) prepara-se para receber 2 mil catequistas de todo o BrasilGás natural encanado é a novidade para a cidade de Aparecida (SP)