Gás natural encanado é a novidade para a cidade de Aparecida (SP)

Comgás implanta Gás Natural na cidade de Aparecida

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) traz uma grande novidade para Aparecida (SP). A cidade contará com a realização de obras para ampliar a oferta de gás natural encanado. A empresa já atua na região, atendendo as indústrias locais desde 2005, por meio de uma rede de cerca de 16 quilômetros.

A ideia do projeto é contemplar a implantação de 26,2 quilômetros de rede de gás natural encanado. A oferta atenderá o mercado industrial ao longo de todo traçado entre Guaratinguetá e Aparecida. A primeira etapa do plano prevê o fornecimento para o Complexo da Basílica, em Aparecida, e para a rede hoteleira local.

Após essa etapa, a oferta poderá ser estendida para atendimento aos demais segmentos, entre eles: comércios, prédios e residências da região. A data prevista para que ocorra toda a implantação, em Aparecida, é até 2020.

Os processos de construção e ampliação da rede da Comgás contam com métodos não destrutivos para a implantação da tubulação subterrânea de gás natural encanado. Sendo assim, não há necessidade de abrir grandes buracos em toda a extensão das ruas por onde passará a rede. Ao contrário, são abertas apenas algumas pequenas valas em duas extremidades, por onde passam as ferramentas de perfuração, preferencialmente com o menor impacto possível ao cotidiano do residencial.

A cada etapa, as valas abertas são fechadas provisoriamente quando o trabalho não é concluído. Esse processo auxilia no fluxo de pedestres e veículos, sem causar prejuízos. Após a conclusão do serviço, é realizada a recomposição definitiva dentro do padrão da calçada ou via preexistente.

Veja também:
Conheça o Trem dos Devotos, no Santuário Nacional de Aparecida

Alerta à população!

Para que a população local esteja ciente de todas as etapas do processo, o início das obras é comunicado aos residentes e comerciantes locais. O alerta é feito por meio de folhetos entregues com antecedência ao início dos trabalhos.

Então, caso haja a necessidade de realização de serviços em frente a acessos de residências e/ou comércios, as equipes da Comgás conversam com os moradores e/ou comerciantes sobre o trabalho a ser realizado. O processo garante o acesso livre às casas e/ou estabelecimentos comerciais, por meio de pavimento provisório, se necessário. Todas as atividades serão previamente alinhadas com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito visando minimizar o impacto.

Gás Natural Encanado

No Brasil e no mundo, o uso do gás natural encanado já é uma realidade. São diversas as aplicações para residências, comércios e indústrias. Inclui-se: fogão, fritadeira a gás, piso aquecido, lareira, tocheiro, aquecimento de piscina, climatização de ambientes, secadora de roupas, além da geração de energia com uso de geradores a gás.

A utilização desse insumo energético proporciona inúmeros benefícios, como fornecimento contínuo e ininterrupto; mais segurança – por ser mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento e não requer estocagem; pagamento de acordo com o consumo; além de melhoria da mobilidade urbana, por dispensar o uso de caminhões para entrega, e do meio ambiente, por emitir menos poluentes na atmosfera.

A empresa Comgás possui mais de 1.9 milhão de clientes em sua área de concessão. Ela contempla a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. Com essa experiência, segue trabalhando para ampliar a rede de abastecimento nesta região.

Veja também:
Inaugurado mais um local de oração em Aparecida

Com informações de Laís Reis – Assessoria Comgás

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Conheça o Trem dos Devotos, no Santuário Nacional de AparecidaAparecida será sede do encontro de hospitais católicos do Brasil