Casa da Moeda lança conjunto de medalhas pelos 300 anos de Aparecida

No ritmo das homenagens aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Casa da Moeda no Brasil, lançou um conjunto inédito de medalhas coloridas.

O lançamento ocorreu durante a Noite Cultural do XI Congresso Mariológico Internacional, no último dia 10, em Aparecida. Participaram da solenidade representantes da Academia Marial, do Santuário Nacional e da Casa da Moeda do Brasil.

O projeto é fruto de uma parceria com o Santuário Nacional e a Academia Marial de Aparecida.

Leia também:
Vaticano anuncia representante do Papa para os 300 anos de Aparecida
300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora movimenta comércio em Aparecida

Ao todo, foram confeccionadas 6951 unidades de três reproduções e materiais diferentes, sendo que os números utilizados na produção foram simbólicos. Os três modelos de bronze simbolizam um ano de centenário, com tiragem de 2017, 1917 e 1817 cada. As diferentes reproduções em prata foram feitas, cada uma, com 300 edições, recordando os três séculos de devoção à Padroeira do Brasil. Há também a opção de peças em prata banhada a ouro, feitas em menor tiragem. Os números reduzidos da emissão valorizam ainda mais os artefatos.

De um lado da medalha está cunhada em cores a efígie de Nossa Senhora Aparecida. No verso, as insígnias variam, sendo um modelo com a arte da Cúpula Central, também colorida; outro contendo a fachada da Basílica de Aparecida; e outra representação do Monumento dos 300 Anos, instalado nos Jardins do Vaticano e do Santuário Nacional, em setembro e outubro do ano passado, respectivamente. Como base, foram utilizadas as artes do artista sacro Cláudio Pastro, trabalhadas pelos criadores da Casa da Moeda.

Foto: Victor Hugo Barros

Foto: Victor Hugo Barros

Projeto de medalhas coloridas é inédito

É a primeira vez que a instituição emite medalhas coloridas no Brasil. Durante o processo de confecção, foram usados novos maquinários vindos da Alemanha. “Esta primeira utilização das máquinas de cunhagem colorida foi a forma achada pela Casa da Moeda de homenagear e dedicar seu novo sistema à Rainha e Padroeira do Brasil.”, destaca o diretor da Academia Marial, padre Valdivino Guimarães, um dos idealizadores da homenagem.

O ineditismo não está presente apenas nas cores, mas também na realização de um conjunto de medalhas. “Trata-se de um projeto inédito, um conjunto de medalhas para o mesmo motivo, à altura da homenagem que se quer prestar. Certamente não por acaso, tinham que ser justamente medalhas para homenagear a Virgem Maria.”, destaca o gerente da Seção de Comercialização de Medalhas e Moedas Comemorativas da casa da Moeda, José Victor Martins.

No último ano, uma medalha já havia sido produzida para marcar o Jubileu Tricentenário. Porém, o projeto da coleção de medalhas nasceu no próprio dia da Padroeira de 2016.

“Ao término do lançamento da medalha, no dia 12 de outubro no Santuário Nacional, em conversa entre o padre Valdivino e o Diretor da Casa da Moeda, Jehovah de Araújo, germinou a ideia de encaminhamento de outro projeto, não apenas de uma medalha, mas, de um conjunto de medalhas para homenagear a Rainha e Padroeira do Brasil.”, salienta Martins.

Quem deseja adquirir as insígnias, pode encontrá-las no site do Clube da Medalha – www.clubedamedalha.com.br.

Reserve aqui seu hotel para visitar Aparecida do Norte

Fonte: Canção Nova

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar