Em Aparecida, CNBB abre Campanha da Fraternidade

Missa na Basílica conta com a presença da presidência da Conferência Episcopal

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, no próximo domingo (1º), às 8h, a missa de abertura nacional da Campanha da Fraternidade de 2020. A celebração acontece no Santuário de Aparecida (SP), templo que abriga a Imagem da Padroeira do Brasil. O presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a Eucaristia, concelebrada pelos representantes da coordenação executiva da Campanha e membros da presidência da Conferência.

“A Basílica de Aparecida é um Santuário Nacional. Por este motivo, o presidente da CNBB vem rezar junto da Padroeira do Brasil para abrir mais solenemente, de forma nacional, a Campanha da Fraternidade. Isso tudo quer dizer: Vamos abraçar essa Campanha da Fraternidade porque ela é vida plena e com sentido para todos”, explica o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Leia mais:
Santuário Nacional irá receber lideranças da Renovação Carismática

Durante a celebração, acontecerá a leitura da carta enviada pelo Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade deste ano. Na missiva, o Pontífice chama a atenção para a necessidade de fortalecer o valor da vida. Além disso, recorda que a conversão não deve ser separada do serviço aos irmãos e irmãs, “sobretudo os mais necessitados”, escreve Santo Padre.

Também durante a Eucaristia, uma relíquia com um fragmento do corpo de Santa Dulce dos Pobres será entronizada por crianças e ficará exposta no Altar Central ao longo da celebração. A religiosa baiana serviu de inspiração para a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

Leia mais:
8 pontos turísticos em Aparecida do Norte para você visitar!

“O que a gente vai vivenciar nesse período da quaresma, Irmã Dulce vivenciou sua vida toda: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele com amor. E ela dizia muito: o importante é fazer a caridade, não falar na caridade. Uma pessoa humilde, simples, nunca procurou divulgar o que fazia e sim estar sempre perto daqueles que mais precisavam. Sua obra é hoje seu maior testemunho”, afirma a sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes.

A celebração será transmitida pela TV Aparecida, Rede Aparecida de Rádio e portal A12.com. A TV Cultura, de São Paulo, e as emissoras católicas TV Horizonte, TV Nazaré e TV Imaculada também retransmitem a missa.

Leia mais:
Conheça a maior Árvore de Natal do Vale do Paraíba, atração no fim de ano do Santuário Nacional

Imprensa –  Os profissionais de imprensa que desejam realizar a cobertura jornalística da abertura da Campanha da Fraternidade na Basílica de Aparecida devem solicitar previamente o credenciamento de imprensa junto a Sala de Imprensa do Santuário Nacional. Após a celebração, a presidência da CNBB estará disponível para atendimento de entrevistas. As solicitações devem ser enviadas no e-mail sala.imprensa@santuarionacional.com.

Por Victor Hugo Barros

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Santuário Nacional irá receber lideranças da Renovação CarismáticaSantuário Nacional acolhe a 7ª Romaria do Terço das Mulheres