Ano Mariano: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”

A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) instituiu o Ano Mariano (do dia 12 de outubro de 2016 a 12 de outubro de 2107). Recordamos os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida pelos pescadores nas águas do Rio Paraíba e os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima às três crianças em Portugal.

Como nos recordou o papa Francisco em 2013, quando esteve no Brasil, na imagem de Nossa Senhora Aparecida “há algo de perene para se aprender”. “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. Ele disse ainda a todos os bispos brasileiros reunidos naquela ocasião que “Aparecida é uma chave de leitura”.

De fato, a imagem quebrada, evoca nosso povo que precisa de restauração. Aquela pesca frustrada, pela fé, se torna uma pesca milagrosa. O escravo devoto é libertado da opressão. O poderoso cavaleiro descrente foi derrubado de seu trono, como profetizara Maria em seu Magnificat.

Leia também:
300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora movimenta comércio em Aparecida
Preparativos para Festa da Padroeira estão a todo o vapor

Verdades bíblicas se confirmam em fatos históricos guardados na alma do nosso povo. As crianças de Fátima guardaram os segredos recebidos. O mundo fez alarde e especulou o que poderia ser o famoso terceiro segredo de Fátima.

Obediente ao seu bispo, Ir. Lúcia em 1944 escreveu o segredo em carta que lacrou e escreveu em cima: para abrir em 1960. Curiosamente a Igreja respeitou. O papa João XXIII, após 1960, abriu, e mandou fechar. Paulo VI, alguns anos mais tarde também abriu e mandou fechar.

Aumentavam os rumores do mundo fantasioso.

Após receber um tiro em plena Praça de São Pedro, em 13 de maio de 1981, o papa João Paulo II também pediu para ler o terceiro segredo. Mas não fechou a carta. Ali dizia que o papa seria assassinado. Mas ele não havia morrido.

Como explicar? Pediu uma interpretação para o então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Joseph Ratzinger, que viria a ser o papa Bento XVI. Este fez um belíssimo comentário sobre o texto da Ir. Lúcia e conclui que profecias não são determinação imutável de destinos.

São alertas para que possamos nos converter. O papa seria morto. Mas a oração pode mudar até o rumo de uma bala. Tudo pode ser mudado pela força da oração.

Que o ano Mariano seja um tempo de pescas milagrosas, restauração de vida e de muita oração. Em tudo sigamos o conselho de Maria: “Façam tudo o que meu Filho vos disser”.

Fonte: Catholicus

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Esquadrilha da Fumaça sobrevoa Santuário de Aparecida; assista