Moradores de rua, presos e assistidos socialmente celebram Dia Mundial dos Pobres em Aparecida

A data será marcada pelo encontro de pessoas em realidades de exclusão no principal templo católico do país

A Igreja Católica celebra no próximo domingo (17), o Dia Mundial dos Pobres. A data foi convocada pelo Papa Francisco no encerramento do Ano da Misericórdia em 2016 e quer recordar a situação dos mais vulneráveis, voltando o olhar da Igreja para eles.

Na Basílica de Aparecida, a missa que irá celebrar a data será a das 8h00. A celebração será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e irá contar com a presença de pessoas em situação de vulnerabilidade social e exclusão.

Até o momento, estão confirmadas as presenças de 10 presos do regime semiaberto da Penitenciária da cidade de Potim (SP), 40 moradores de rua da cidade de Guaratinguetá (SP) e região acompanhados pela Pastoral de Rua, 08 atendidos por projetos sociais mantidos pelas paróquias da Arquidiocese de Aparecida e cerca de 10 pessoas atendidas pela Casa do Pequeno, obra ligada ao Santuário Nacional.

Leia mais:
Projeto em Aparecida abre 150 vagas gratuitas para aulas de música

A celebração

Durante a missa, eles ficarão sentados ao redor do Altar Central. Parte deles ingressará no maior templo católico do país no início da celebração, junto da procissão de entrada.

Ação Social

A Igreja Católica é hoje a maior instituição caritativa do mundo. Segundo dados divulgados pelo Anuário Estatístico da Igreja, mais de 115 mil obras de caridade católicas são mantidas em diversos países.

Na cidade de Aparecida (SP), há quase 100 anos a história do Santuário Nacional é marcada pela dedicação aos projetos e às obras sociais que beneficiam a região do Vale do Paraíba. Essa relação se iniciou em 11 de maio de 1923, quando foi inaugurado o Lar Nossa Senhora Aparecida. O espaço, idealizado por Santa Paulina, contou com o apoio dos Missionários Redentoristas no acolhimento a idosas pobres de Aparecida e região.

A partir do Lar, as atividades sociais do maior templo mariano do mundo se expandiram rapidamente. Atualmente, nove projetos geridos pelo Santuário atendem gestantes, crianças, jovens, adultos e idosos.

Além dos projetos sociais, o Santuário mantém ainda cinco obras sociais: Lar Nossa Senhora Aparecida e Casa do Pequeno, em Aparecida (SP); Lar de Crianças São Pedro Apóstolo e Creche Nossa Senhora de Lourdes, em Guaratinguetá (SP); e a Obra Social Santana, em Roseira (SP).

Leia mais:
Juíza de Aparecida barra construção de imagem gigante da Padroeira

Com informações de Assessoria de Imprensa – Santuário Nacional de Aparecida

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Projeto em Aparecida abre 150 vagas gratuitas para aulas de músicaCantor Péricles faz visita ao Santuário Nacional de Aparecida