Juíza de Aparecida barra construção de imagem gigante da Padroeira

Imagem gigante de Nossa Senhora Aparecida é barrada pela justiça de Aparecida

Após pedido de ateus e agnósticos, a Justiça barrou a construção de imagem gigante de Nossa Senhora em Aparecida, capital da fé católica no país. A inusitada ação foi impetrada pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), que reivindicou o Estado laico para defender o pedido. A Prefeitura de Aparecida vai recorrer da decisão.

A juíza Luciene Allemand, de Aparecida, determinou na sentença a “proibição definitiva” do financiamento, pela prefeitura, de obras referentes aos “300 anos de bênçãos”, comemorados em outubro de 2017. Trata-se dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba, em 1717.

A prefeitura instalou cinco monumentos na cidade e estava construindo um parque temático com uma estátua de Nossa Senhora de 50 metros de altura, maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros. A meta era terminar em dezembro de 2017, mas as obras foram paralisadas.

Veja também:
Conheça a basílica que recebe milhares de turistas em outubro, considerada a segunda maior do mundo

O parque temático

O parque teria 140 mil m², a estátua e capela, e era um dos principais projetos do prefeito Ernaldo Cesar Marcondes (MDB), afastado do cargo por supostas fraudes na compra de kits escolares.

O artista Gilmar Pinna, idealizador da estátua de metal, disse na época que o trabalho era um presente dele para os devotos da santa. Luciene determinou a paralisação de obras de caráter religioso em terrenos doados pela municipalidade, a remoção dos monumentos alusivos aos “300 anos de bênçãos” e o ressarcimento do dinheiro oriundo do erário público e eventualmente gasto nas obras.

A magistrada decretou ainda a “nulidade da doação ou qualquer outra modalidade de cessão de terreno público para a construção do espaço/monumento religioso”.

 

‘Existência de Aparecida deve-se à imagem de Nossa Senhora’, diz prefeito

 

A Prefeitura de Aparecida vai recorrer da decisão. Ainda afastado do cargo, o prefeito Ernaldo Cesar Marcondes (MDB) afirmou, em nota, que a existência de Aparecida se deve ao encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Sem ela, a cidade não receberia visitantes –mais de 12 milhões por ano. Ele negou que as áreas tenham sido doadas a terceiros e afirmou que os monumentos são de caráter turístico.

“Prefeitura buscou criar novos roteiros e eixos turísticos que já estão beneficiando o comércio local”.
Informou ainda que os recursos utilizados vieram do governo estadual, mesmo não informando o valor, e que os projetos foram aprovados pelo Conselho Municipal de Turismo.

Leia mais:
Você sabia? Torre da basílica foi presente do presidente JK após visita a Aparecida

Com informações de O Vale

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Conheça a basílica que recebe milhares de turistas em outubro, considerada a maior basílica do mundoProjeto em Aparecida abre 150 vagas gratuitas para aulas de música