Conheça a basílica que recebe milhares de turistas em outubro, considerada a segunda maior do mundo

Outubro é o mês mais esperado no segundo maior santuário do mundo

O Santuário Nacional de Aparecida é o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus. Ele fica na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, no eixo Rio – São Paulo. O templo recebe, todos os meses, centenas de turistas. Mas outubro é diferente, a Casa da Mãe se prepara para receber milhares de turistas para festejar a Padroeira do Brasil.

Em 2019, o santuário espera receber em torno de 340 mil fiéis, até o próximo dia 12 de outubro.

Segundo Padre Eduardo Catalfo, reitor da Basílica Nacional “A expectativa para a participação nas comemorações é sempre muito positiva. Sobretudo nos últimos anos, temos visto um crescimento muito grande de participação de romeiros na Festa de Aparecida. Isso, para todos nós, é motivo de grande alegria e entusiasmo, até porque a acolhida e a evangelização são dois pilares fundamentais do nosso Santuário”, explica.

Leia também:
Primeira basílica do Brasil ainda é atração em Aparecida após 110 anos

Dia da Padroeira

No dia 12 de outubro, são aguardados 170 mil peregrinos. O número corresponde ao total esperado para o período da Novena, que acontece até o dia 11. No fim de semana de comemorações, 12 e 13 de outubro, a expectativa é de que 235 mil devotos visitem a “Capital Mariana da Fé”.

Uma parcela deste número chega ao Santuário a pé, percorrendo as rotas que foram criadas para este tipo de peregrinação. Desde segunda-feira (7), foi montada, para a acolhida destes peregrinos, uma tenda que oferece serviços de massagem, fisioterapia e serviços de saúde.

As cerimônias no interior da Basílica estão sendo programas para melhor atender os romeiros. O Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida auxilia na oração dos fiéis com a execução de músicas sacras.

A Orquesta mirim do PEMSA também atuará durante as comemorações. De forma inédita, eles irão abrilhantar a Missa das Crianças, Às 7h do dia 12 de outubro. Outra equipe que que se prepara há bastante tempo são os voluntários da Coreografia. Ao todo, 600 pessoas vão participar de momentos importantes dentro das celebrações, como a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e da Bíblia, da procissão dos alimentos e da oferta de flores. Eles atuam nas novenas da tarde e da noite e nas celebrações do dia 12 de outubro.

Turismo religioso

O Santuário Nacional de Aparecida é um dos destinos mais procurados para o turismo religioso e o que mais acolhe pessoas nas Américas. Reuni mais de 12 milhões de devotos a cada ano. A cidade de Aparecida acolhe duas basílicas. Além de espaços destinados para acolher os devotos, como: a Cidade do Romeiro, Morro do Cruzeiro, Caminho do Rosário e Porto Itaguaçu.

Leia também:
Você sabia? Torre da basílica foi presente do presidente JK após visita a Aparecida

Saiba como visitar

O site do Santuário disponibiliza orientação para os guias, agências e operadores de turismo a se atentarem para os detalhes que delimitas as ações das atividades.

As visitas guiadas no interior do Santuário Nacional (Basílica Nova) acontecem de segunda a sexta-feira, em horários fixos ( 8h às 9h; 13h às 14h e 17h às 18h). As visitas guiadas no lado externo do Santuário Nacional (Basílica Nova) podem ocorrer diariamente, com tempo de duração livre entre 8h e 18h.

Para solicitar autorização para as visitas guiadas no interior do Santuário Nacional (Basílica Nova), o credenciamento deve ser realizado no Quiosque da Cúpula/Museu. Ele está localizado na Marquise de acesso ao Centro de Apoio ao Romeiro. Solicitações prévias podem ser encaminhadas pelo e-mail museunsa@santuarionacional.com, ou pelo telefone (12) 3104-1103. Grupos com no mínimo 5 e no máximo 60 pessoas, podem agendar visitas guiadas com monitores próprios do Santuário Nacional, com taxa de R$ 15,00 por pessoa.

Com informações de Gazeta do Povo

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Primeira basílica do Brasil ainda é atração em Aparecida após 110 anosJuíza de Aparecida barra construção de imagem gigante da Padroeira