Primeira basílica do Brasil ainda é atração em Aparecida após 110 anos

Primeira basílica do Brasil ainda é atração em Aparecida

A antiga basílica de Nossa Senhora Aparecida chega aos 110 anos renovada e, ainda, muito procurada pelos fiéis, em Aparecida. A igreja foi a primeira no país a ser reconhecida com o título de basílica, pelo Vaticano, em setembro de 1909.

Na época, o documento papal reconheceu a importância das peregrinações e do culto à padroeira para a Igreja Católica. O templo, ligado ao Santuário Nacional por uma passarela, abrigou até 1982 a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, considerada milagrosa.

Na segunda metade do século 19 a antiga igreja foi construída e foi inaugurada em 1888, um ano antes da proclamação da República. Depois de vinte anos, os bispos brasileiros enviaram um pedido de reconhecimento ao Vaticano. Um decreto assinado pelo Papa Pio X concedeu à igreja de Aparecida o título de basílica menor. Essa promoção é dada às igrejas importantes, que não são vinculadas diretamente ao papa.

Leia mais:
Você sabia? Torre da basílica foi presente do presidente JK após visita a Aparecida

Primeira basílica brasileira

No ano seguinte, o então arcebispo de São Paulo, dom Duarte Leopoldo e Silva, oficializou a nomeação, instituído a primeira basílica brasileira. Para homenageá-la, o papa enviou fragmentos de ossos e uma pedra com sangue de São Vicente, mártir espanhol do século 4, para serem guardados na igreja. Também presenteou o templo com os símbolos de uma basílica: um ganfalone – estandarte listrado com as cores da Santa Sé – e um tintinabulo, um sino com haste tocado durante as missas. Essas relíquias continuam expostas na antiga basílica.

Cerca de 1,8 mil basílicas existem em todo o mundo, a maioria na Itália. No Brasil, são 71, duas delas na cidade de Aparecida – SP.

Durante 11 anos, a basílica velha passou por uma reforma com conclusão no ano de 2015. O restauro inclui a estrutura do tempo e os adornos internos, como imagens e pinturas clássicas. Os restauradores descobriram que havia sete camadas de tintas sobrepostas nas paredes. O restauro recuperou a pintura original.

Leia mais:
Novidade: Galeria Recreio foi inaugurada em Aparecida

Com informações de Estadão

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Você sabia? Torre da basílica foi presente do presidente JK após visita a AparecidaConheça a basílica que recebe milhares de turistas em outubro, considerada a maior basílica do mundo