O Caminho do Rosário integra o complexo do Santuário Nacional e é um lugar de contemplação dos mistérios do terço
O Santuário Nacional inaugurou um espaço de lazer e oração na cidade de Aparecida, o Caminho do Rosário.
Trata-se de um espaço que vai proporcionar ao devoto a contemplação dos Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. Todo o trajeto é composto de 20 cenários com um total em 128 esculturas criadas pelos artistas paraguaios Blas Servín e Angela Servín.
As peças retratam o Novo Testamento, desde a anunciação à Virgem Maria até a morte de Jesus Cristo, passando por seu nascimento e os acontecimentos da sua vida, contribuindo para a oração e o aprendizado sobre o terço, especialmente às crianças.
“O povo católico que já tem a experiência de fazer a oração do rosário terá a oportunidade de contemplar tudo isso ao rezar os mistérios diante de cenas com escultura muito bonitas em tamanho natural, e aqueles que ainda não tenham a pratica do rosário, principalmente as crianças, vão poder olhar as imagens, quer dizer, ter o cenário e de algum modo já decorar tudo aquilo e ir acostumando, criando uma tradição de oração pedindo a intercessão de Nossa Senhora, então essa é uma das grandes contribuições do Caminho do Rosário”, ressaltou padre Daniel, ecônomo do Santuário.
Veja também:
Basílica Velha de Aparecida completa 130 anos
‘Aparecida: A Santa do Povo’: Academia confirma documentário entre indicados ao Emmy
Ele também reforçou mais duas contribuições da obra, como a atenção com o meio ambiente e qualidade de vida aos moradores de Aparecida.
“É uma área toda preparada para o cuidado paisagístico e o cuidado com a Mata Atlântica na margem do rio Paraíba do Sul, então esse cuidado ambiental que é próprio da igreja e o terceiro elemento que a gente não pode deixar de falar é a qualidade de vida que dá para a cidade, o Caminho do Rosário é o novo parque a céu aberto que os próprios cidadãos de Aparecida e cidades vizinhas poderão utilizar para caminhar e para estar com a família.”
O novo espaço do complexo do Santuário de Aparecida foi pensado valorizando o meio ambiente da área às margens do rio Paraíba do Sul, com o plantio de aproximadamente 11 mil mudas de arbustos, 75 mil mudas de forrações, mais de 45 mil metros quadrados de grama, o equivalente a quatro campos de futebol oficial e ainda, o plantio de 3.650 mudas nativas da Mata Atlântica às margens do rio Paraíba do Sul. Cerca de 90 espécies de plantas compõem todo o espaço.
O Caminho do Rosário está localizado próximo ao Hotel Rainha do Brasil e une, em um trajeto de 1300 metros, a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida em 1717.
Clique aqui e veja as fotos da inauguração do Caminho do Rosário.
Faça um comentário
} ?>