A Assembleia Geral da CNBB tem este ano como tema “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”, tópico que deve ser debatido por cerca de 485 bispos do Brasil. O encontro acontece de 10 a 20 de abril, em Aparecida/SP. No início de fevereiro, um grupo composto por bispos e peritos decidiu o texto que é enviado aos participantes antes da AG.
Segundo o Bispo auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, o propósito é atualizar as diretrizes que estão em vigor, aprovadas em 2010, na ocasião da 48ª Assembleia Geral da CNBB. “Essa atualização é motivada especialmente pelo magistério do Papa Francisco e pela publicação pela Congregação para o Clero do documento, ‘O dom da vocação presbiteral’, que constitui a chamada Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, explica.
Leia também:
Estátua do cantor Daniel é uma das atrações do Museu de Cera de Aparecida
Confira a programação da 109ª Festa de São Benedito em Aparecida
A Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis é um dos documentos considerados pelos bispos e peritos e que dá indicações para a formação de seminaristas e do clero da Igreja. Publicado no dia 8 de dezembro de 2016, o documento renova as orientações de 1985 e explicita às Igrejas locais como realizar a formação dos futuros presbíteros e a necessidade de formação permanente.
Durante o evento, todos os dias às 15h, três bispos são escolhidos pela Assembleia para participarem de uma entrevista coletiva, na sala de imprensa do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho.
Faça um comentário
} ?>