Restos mortais de Dom Aloísio Lorscheider serão transportados para Aparecida

Após mais de 10 anos da morte de Dom Aloísio Lorscheider, cardeal arcebispo emérito de Aparecida (SP), seus restos mortais voltarão para o Santuário Nacional. Seguindo as regras determinadas pela Igreja Católica, os restos mortais do religioso serão transportados em outubro deste ano para a Casa da Mãe Aparecida, onde repousará na Capela da Ressurreição.

A cerimônia é incomum na história da Igreja, e envolverá autoridades civis e religiosas, desde a exumação em Daltro Filho, distrito de Imigrante (RS), onde atualmente encontra-se o túmulo de Dom Aloísio, até Aparecida. A decisão de transladar os restos mortais de Dom Aloísio foi tomada em maio.

Uma reunião foi realizada com representantes da Arquidiocese de Aparecida, da Ordem dos Frades Menores (OFM) e da Prefeitura local. Na ocasião, foram definidos detalhes do cortejo e das celebrações que serão realizadas em Daltro Filho e no Santuário Nacional.

Leia também:
Bondinhos de Aparecida completam 4 anos de funcionamento
Santuário Nacional prepara a 9ª Romaria da Campanha dos Devotos

O acordo finaliza uma série de negociações iniciadas ainda na época da morte do religioso, no ano de 2007. No período, as arquidioceses de Fortaleza (CE) e Aparecida, locais onde Dom Aloísio exerceu seu episcopado, se candidataram para ser o local do último descanso do religioso. Contudo, decidiu-se enterrar o cardeal no cemitério do convento onde ele passou sua vida após deixar Aparecida como emérito.

“Além das referências canônicas, temos também o sentimento dos clérigos e do povo que vem ao Santuário. Muitos deles veem os túmulos dos demais bispos que já faleceram e perguntam por Dom Aloísio, desejando rezar junto dos restos deles”, afirma o atual arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que organiza a vinda de seu predecessor.

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar