Exposição celebra Jubileu de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima

Em homenagem ao ano jubilar de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, o Santuário Nacional inaugurou neste fim de semana no Memorial da Devoção uma exposição de pinturas da Virgem Maria feitas pelo artista plástico Roberto Camasmie. A mostra é composta por 13 quadros que trazem releituras e interpretações da imagem, manto e coroa de Maria, além da representação de anjos barrocos.

Dentre as obras, três são caracterizadas como arte cinética, pois misturam tecnologia e pintura – as molduras são iluminadas com lâmpadas led e emitem melodias do Maestro Baccarelli, criadas especialmente para a celebração do Jubileu dos 300 anos de Aparecida.

Foto: IntegraPress Assessoria de Imprensa

Segundo Camasmie, conhecido por seus retratos e pinceladas de cores vivas, a exposição é uma reinterpretação de um momento presente na vida dos devotos de Aparecida e Fátima. “Reinterpretei de várias formas, com um colorido praticamente todo calcado pela escola impressionista francesa de Monet e muitas flores, de uma leveza que se tornou um pouco mágica”.

Para o ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antônio, as obras dão continuidade às festividades do tricentenário da Padroeira e refletem a devoção do povo brasileiro. “Essa mostra do Roberto Camasmie é mais um sinal de que o brasileiro se importa e celebra Nossa Senhora Aparecida, que sempre foi homenageada por grandes artistas através da arte. E o bonito dessa exposição são as cores, a técnica utilizada, que nos chama a atenção para a brasilidade e a cor viva da Padroeira”, disse.

Foto: IntegraPress Assessoria de Imprensa

A mostra está exposta no hall de saída do Museu de Cera do Memorial da Devoção até o dia 10 de dezembro. Para acessar a exposição, é preciso adquirir o ingresso para visitar o Memorial da Devoção, que até o fim deste mês custa R$ 10.

Os horários de visitação vão de segunda a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, o espaço funciona das 8h às 19h, e aos domingos, das 7h às 18h.

Fonte: IntegraPress Assessoria de Imprensa

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Basílica em Aparecida do Norte fecha portões após lotar