Aparecida retoma turismo após cinco meses sem atividades

As celebrações no Santuário Nacional de Aparecida já estão acontecendo desde o dia 28 de julho

As atividades econômicas voltadas ao turismo começam a ser retomadas em Aparecida, após o governo do Estado avançar a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) para a fase amarela do Plano São Paulo na última semana.

Liberados por decretos e protocolo de segurança, Santuário Nacional e Centro de Apoio ao Romeiro retomaram suas atividades no final de julho e começo de agosto, respectivamente. O shopping estava fechado há cinco meses e concentra 350 lojas, duas praças de alimentação e um aquário. De acordo com o Santuário, para entrar no centro de compras, os visitantes devem acessar o principal acesso que é marquise (corredor central) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos finais de semana das 5h às 18h. O aquário, que é uma das atrações turísticas, continua fechado e ainda não tem uma projeção de quando irá retomar sua atividades.

O longo corretor está cercado de gradil e os outros acessos foram fechados e direcionado para o central, onde funcionários aferem a temperatura dos romeiros.

Os restaurantes, lanchonetes e redes de fast food podem voltar a operar na cidade. A prefeita Dina Moraes Moreira (DEM), assinou um decreto determinando as regras para que essa categoria possa retomar.

Leia mais:
Santuário Nacional retoma missas com a presença de devotos

Segundo o documento, “estabelecimentos localizados em shopping, galeria e similares terão horário de funcionamento das 10:00 às 16:00 horas diárias de segunda a domingo, com limitação de 40% da capacidade, podendo funcionar após as 16:00 horas somente no sistema Drive Thru, Delivery e Take Away (retirada no local)”.

Restaurantes de hotéis, pousadas e similares também foram liberados e podem operar também com uma capacidade máxima de 40%.

Feira Livre 

Em decreto publicado nesta terça-feira (12), a Prefeitura destaca que Feira Livre voltaria a funcionar no próximo sábado, mas na última segunda-feira (10), representantes dos feirantes estiveram na sede do Executivo para uma reunião, quando pediram para que volta seja feita em setembro, já com a expectativa para o retorno dos ônibus de turismo e a maior movimentação de romeiros.

Com informações de Marcelo Augusto dos Santos – Jornal Atos

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Santuário Nacional retoma missas com a presença de devotosFeira livre de Aparecida será reaberta no próximo sábado