A Capela de São José está localizada à esquerda do Altar Central do Santuário. No local são celebradas missas em dias de menor movimento. A cúpula da Capela é em tons de ouro e simboliza a luz, Cristo Luz, Pentecostes e a plenitude Pascal, e indica que Deus é a luz plena e que o grande vazio é o espaço para o invisível presente.

O piso tem desenho de lírios que se abrem, simbolizando a pureza e a sabedoria do pai adotivo de Jesus. As estrelas de Davi no corredor relembram da descendência de José.

O painel central, atrás do altar, é obra do artista sacro Cláudio Pastro, e representa o sonho bíblico de São José. ‘José, filho de Davi, não tenhas medo de acolher Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo…’ (Mt 1, 20,21).

Nele, José está deitado à sombra de uma tamareira plantada junto às águas, como descrito no Salmo 1, em que o justo é como a árvore que é sempre cheia de vida, pois está plantada junto às águas. O cajado de José também simboliza sua justiça, e os pombos são a oferta dos pobres, e tudo que é ofertado com simplicidade é agradável à Deus.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Todos os dias das 5h às 22h

Digite e aperte Enter para procurar