Semana Santa no Santuário Nacional terá transmissão em TV e internet

Redes sociais da Basílica e TV Aparecida levam momentos da Semana Santa no Santuário Nacional aos devotos da Mãe Aparecida

As atividades litúrgicas na Basílica da Padroeira do Brasil seguem sendo realizadas sem a presença de público, seguindo as orientações das autoridades para o combate a propagação da Covid-19. Assim, as celebrações da Semana Santa serão transmitidas por televisão e internet para todo o país, a partir do Santuário Nacional de Aparecida, para que os devotos possam participar do principal período do calendário católico.

A abertura deste tempo acontece no Domingo de Ramos (5), recordando a entrada de Jesus em Jerusalém. A principal Missa do dia, às 7h30, terá transmissão simultânea na TV Aparecida e nas redes sociais (Youtube e Facebook) do Santuário Nacional. Ao longo deste domingo, mais duas missas serão celebradas, às 12h e às 18h, ambas transmitidas pela TV Aparecida.

Na Segunda (6), Terça (7) e Quarta-feira Santa (8), quatro missas serão celebradas durante cada um desses dias no Santuário Nacional, todas transmitidas pela TV Aparecida. A primeira delas vai ao ar às 6h45, seguida de celebrações às 9h, 12h e 18h. As tradicionais Missas das 9h e das 18h, já televisionadas há anos, poderão ser acompanhadas também pelas redes sociais da Basílica. Outro habitual momento de oração, a Consagração a Nossa Senhora, às 15h, segue nestes dias também propagada pela emissora de televisão e pelas redes sociais.

Leia mais:
8 pontos turísticos em Aparecida do Norte para você visitar!

Tríduo Pascal

O início do período mais importante desta Semana, o Tríduo Pascal, na Quinta-feira Santa (9), traz consigo atividades litúrgicas diferentes daquelas rezadas ao longo do ano. Neste dia, a primeira atividade é a Celebração a Caminho da Ceia do Senhor, às 6h45, que será acompanhada apenas na TV Aparecida, assim como uma Catequese Missionária, às 12h. 

Já a Missa do Crisma, às 9h, a Consagração, às 15h, e o ponto alto deste dia, a Missa da Ceia do Senhor, às 20h, além da veiculação televisiva, também poderão ser acompanhadas pelo canal no Youtube e pela Página no Facebook do Santuário Nacional.

Na Sexta-feira Santa (10), conforme a tradição católica, não são celebradas missas, já que a liturgia da data é centrada no sofrimento e morte de Jesus. A principal cerimônia do dia é a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h, que poderá ser acompanhada pela internet e pela televisão. Mais cedo, às 9h, a Via-Sacra na Basílica também terá transmissão simultânea pelos diferentes meios.  A Celebração do Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz, às 12h, será transmitida apenas na TV Aparecida.

Atividades suspensas

Algumas atividades, que todos os anos são realizadas com grande participação de devotos, como a Via-Sacra no Morro do Cruzeiro e a Procissão do Senhor Morto foram suspensas para se evitar aglomerações.

O ápice do Tríduo Pascal e de todo o calendário católico é a celebração da Páscoa. Assim, desde a noite do sábado (11), as celebrações já recordam a Ressurreição de Cristo. Nesse dia, às 20h, acontece a solene Vigília Pascal, a celebração mais importante do ano para os cristãos. Tanto TV Aparecida, como as redes sociais do Santuário Nacional levarão esse momento aos devotos.

Durante o sábado mais duas atividades estão programadas. Às 9h acontece a celebração das Dores de Maria, que poderá ser acompanhada pela TV e pela Internet, e às 12h é o momento do Ofício de Nossa Senhora, transmitido apenas na TV Aparecida.

Celebrações da Páscoa

As celebrações da Páscoa se estendem por todo o domingo (12). Nesta data serão realizadas três missas durante todo o dia. A primeira delas às 8h, e a última delas, às 18h, com transmissão simultânea no Youtube, Facebook e TV Aparecida. A missa das 12h, pode ser acompanhada somente nas ondas televisivas.

Como acompanhar

As redes sociais do Santuário Nacional que irão transmitir as atividades da Semana Santa são o canal no Youtube, que pode ser acessado em www.youtube.com/santuarionacional e a página no Facebook, disponível em www.facebook.com/santuariodeaparecidaoficial.  A TV Aparecida está disponível em canal aberto e parabólica, em todas as operadoras a cabo e por satélite, além de um aplicativo próprio nas lojas de aplicativos.

Toda a programação da Semana Santa no Santuário Nacional, além dos meios que serão transmitidas, pode ser conferido em uma página especial para este período, em www.a12.com/semanasanta.

Com informações de Assessoria de Imprensa – Santuário Nacional

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Prefeitura de Aparecida adota novas medidas de prevenção ao coronavírusSantuário de Aparecida pode ser reaberto após questionamento da Igreja sobre isolamento