Santuário Nacional emite nota esclarecendo “contestação” judicial divulgada pela Imprensa

Em nota, o Santuário Nacional esclarece informações divulgadas pela imprensa nesta terça (26) sobre a “contestação” apresentada junto à Justiça local, sobre a suspensão da realização de eventos

Nesta terça-feira, o Santuário Nacional emitiu uma nota esclarecendo informações divulgadas de forma equivocada pela imprensa. No documento, o Santuário reforça que já vinha tomando, desde antes do processo, atitudes para o combate da Covid-19 e que sempre esteve atento a todas as normas sanitárias emanadas pelas autoridades competentes.

Leia mais:
8 pontos turísticos em Aparecida do Norte para você visitar!

Confira a nota na íntegra:

O Santuário Nacional esclarece que informações divulgadas pela imprensa nesta terça (26) sobre a “contestação” apresentada junto à Justiça local sobre a suspensão da realização de eventos, estão equivocadas. O ato de “contestar”, na terminologia jurídica, representa a defesa processual de resposta a uma ação judicial, neste caso, aquela proposta pelo Ministério Público, em 14 de março de 2020.

A descontextualização da terminologia jurídica levou a uma interpretação errônea nas matérias jornalísticas publicadas, pois em nada condiz com o teor e fundamento das alegações de mérito processual entregues à Justiça.

Reforça-se que o Santuário Nacional vem cumprindo com rigor todas as determinações das autoridades e em nenhum momento questiona o isolamento ou se posiciona contrário ou qualquer outra medida de contingenciamento.

Algumas reportagens trataram como novo, fato antigo, pois trata-se de ação judicial de 14 de março, anterior, inclusive, à decretação de quarentena no Estado de São Paulo. A redação das matérias levam ao errôneo entendimento que a instituição está questionando medidas atuais adotadas pelo Governo paulista.

O Santuário em nenhum momento questiona as medidas de isolamento social, ou mesmo seu formato. Como o jornalista do Portal UOL, primeiro veículo a publicar o conteúdo e que posteriormente foi replicado por outros meios, não procurou previamente o Santuário Nacional para redação de seu texto, se faz necessário esclarecer esta contextualização para o entendimento correto das ações praticadas.

A retomada da realização de celebrações litúrgicas com a presença do povo, só acontecerá quando o poder público indicar esta possibilidade, bem como a Arquidiocese de Aparecida orientar.

Cumpre ressaltar ainda que o Santuário já vinha tomando, desde antes do processo, atitudes para o combate da Covid-19 e que sempre esteve atento a todas as normas sanitárias emanadas pelas autoridades competentes.

Aparecida, 26 de maio de 2020.

Com informações de A12.com 

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

Santuário de Aparecida pode ser reaberto após questionamento da Igreja sobre isolamentoPrefeitura de Aparecida autoriza a abertura de igrejas e templos, exceto o Santuário Nacional