Cidade de Aparecida comemora 89 anos de emancipação política

Neste domingo (17), Aparecida (SP) comemorou 89 anos de emancipação política. A existência da cidade se deve ao encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, e ao crescimento da peregrinação que aconteceu por conta dos muitos milagres da santa. Hoje, sua economia é sustentada graças ao turismo religioso que cresce a cada ano.

Antes de se tornar município, o espaço demográfico que hoje pertence à Aparecida pertencia à cidade vizinha de Guaratinguetá (SP). A emancipação só aconteceu no ano de 1928 – 211 anos depois do aparecimento da imagem, que aconteceu no ano de 1717.

Aparecida está localizada no Vale do Paraíba e é cortada pela rodovia mais importante do país, a Via Dutra. A cidade, embora pequena, está localizada entre as duas maiores metrópoles do país, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Hoje Aparecida recebe cerca de 12 milhões de turistas por ano.

Leia também:
Aparecida ganha site exclusivo para reservas de hotéis e pousadas
PRF fecha acessos da Dutra a Aparecida por 3h40 após Basílica lotar

Comemorações

As comemorações no dia 17 começaram com uma missa de Ação de Graças pelo aniversário de emancipação do município no Santuário Nacional, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Às 9h30, na praça Padre Vitor Coelho de Almeida (Praça Kennedy), aconteceu o hasteamento da bandeira.

A largada da 51ª edição da Corrida Pedestre ‘Henock Reis Filhos’ foi às 10h, com saída da praça Padre Vitor Coelho de Almeida (Praça Kennedy).

Fonte: Encontro com Cristo

Faça um comentário

Digite e aperte Enter para procurar

45 mil lâmpadas iluminam o santuário de aparecidasantuário recorde de visitantes